Teixeirinha

Vítor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha, nasceu em Santo Antônio da Patrulha dia 3 de março de 1927. Teixeirinha foi um cantor, compositor, radialista e um dos maiores expoentes da música gaúcha. Recordista em vendas no Brasil, por isso recebeu o apelido de Rei do Disco.

Aos 18 anos  foi trabalhar no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, como operador de máquinas, onde ficou por seis anos. A partir daí, Teixeirinha saiu para tentar iniciar sua carreira artística, viajando pelas cidades de Lajeado, Estrela, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul e cantando nas estações de rádio locais.

Em Santa Cruz do Sul, Teixeirinha casou-se com Zoraida Lima Teixeira, em 1957. O casal mudou para Passo Fundo, onde Teixeirinha cantou na Rádio Municipal. Nas horas vagas, era solicitado para animar festas, Teixeirinha cantava muitas vezes enquanto os artistas que iriam se apresentar não chegavam.

Depois de três anos cantando nas estações de rádio, em 1959, Teixeirinha recebeu o seu primeiro convite para gravar um disco, em São Paulo, onde produziu "O Gaúcho Coração do Rio Grande", seu primeiro álbum, lançado um ano depois, em 1960.

Na década de 1970, a carreira musical de Teixeirinha alcançou projeção nacional e internacional, cantando em várias cidades brasileiras e tendo feito turnês em Portugal, Espanha e em países da América do Sul, além de 15 shows nos Estados Unidos em 1973 e 18 shows no Canadá em 1975.

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.